Clero da Diocese de Bom Jesus da Lapa participa de encontro de formação missionária

Clero da Diocese de Bom Jesus da Lapa participa de encontro de formação missionária

O encontro foi assessorado pelo Missionário Redentorista, Pe. Antônio Niemiec, que é secretário nacional da Pontifícia União Missionária.

Com o tema “Igreja em estado permanente de Missão”, aconteceu de 15 a 17 maio 2018 o encontro de formação missionária com o Clero da Diocese de Bom Jesus da Lapa. O encontro foi assessorado pelo Missionário Redentorista, Pe. Antônio Niemiec, que é secretário nacional da Pontifícia União Missionária, e deu uma valiosa contribuição, ampliando os horizontes e o despertar da consciência missionária como fator determinante e essencial à vida cristã. Assim como descreve o Documento 105 da CNBB n. 174, ao destacar as palavras do papa Francisco: “eu sou uma missão nessa terra, e para isso que estou neste mundo”.

pe antonio2Pe. Antônio trouxe importantes temáticas que permearam pela vertente da missão, tendo em vista, o reavivar da consciência missionária e da compreensão do real sentido da Igreja em estado permanente de missão. Na primeira parte do encontro foi refletido sobre a Missão, a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2015-2019). No dia seguinte foi trabalhado sobre a caminhada missionária, a partir do Concílio Vaticano II, o que revelou e despertou a consciência da necessidade da mudança do conceito de missão. Reflexão essa que contribuiu para o estudo e aprofundamento do estado permanente de missão no contexto do Documento de Aparecida, onde também se tratou sobre a síntese do 4º Congresso Missionário Nacional. No último dia do encontro, o Pe. Antônio apresentou a organização missionária da Igreja no Brasil, mostrando a importância das POM, dos COMIDIs e COMIPAs. Concluindo com uma reflexão sobre o ministério da visitação, expondo os elementos que são indispensáveis na reparação e realização de ações missionárias.

pe antonio3Em uma de suas abordagens, o Pe. Antônio Niemiec destacou onde se origina o caráter missionário da vida cristã: “É a partir da missão de Jesus e da missão da Igreja, que a vida cristã compreende seu caráter missionário”. Trazendo esse elemento essencial à vida cristã, como algo intrínseco e inerente a todo cristão/ã inserido na caminhada da comunidade, ou seja, “Não há comunidade cristã que não seja missionária. Se ela esquece a missão, deixa de ser cristã”. (Doc. 100 CNBB, n.157).

Fonte: PASCOM Diocese de B. J. L

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu