Centro-Oeste realiza Congresso Missionário Regional

Centro-Oeste realiza Congresso Missionário Regional

Encontro aconteceu nos dias 19 a 21 de maio, em preparação para o 4º Congresso Missionário Nacional

A paróquia Nossa Senhora do Lago, em Brasília (DF), acolheu o Congresso Missionário do Regional Centro-Oeste da CNBB, evento realizado em preparação para o 4º Congresso Missionário Nacional que acontecerá em Recife (PE), no mês de setembro deste ano.

Organizado pelo Conselho Missionário Regional (Comire) e o Conselho Missionário Diocesano (Comidi) da arquidiocese de Brasília, o encontro aconteceu neste final de semana, dias 19 a 21 de maio.

A programação contemplou três conferências: “Alegria do Evangelho”, reflexão feita pelo padre Maurício da Silva Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM); “Sinodalidade e Comunhão”, proferida pelDSCN4545o padre Jaime Gusbert, secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM); “Testemunho e Profetismo”, a cargo de Luciana Santos, membro da equipe de coordenação do Comire e das Santas Missões Populares (SPM).

Padre Jaime Gusberti, em sua conferência recordou que “somos chamados a viver e transmitir a Trindade. O amor não é solidão, ele leva ao encontro do outro, por isso há necessidade de uma Igreja que vive em Sinodalidade (caminhar junto) e em comunhão (união com Cristo). A natureza da Igreja é missionária em três âmbitos: Missão Paroquial, Missão Continental e Missão Ad Gentes. Precisamos fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão”, disse o secretário do CCM.

Aconteceram também, quatro oficinas: Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM); Experiência Missionária com padre Jomelito Melo que trabalhou no Projeto Missão Igreja em Roraima; Missão ad gentes; e Missões Populares.
Participaram 50 representantes de nove dioceses, dos quais, 30 são delegados do Centro-Oeste para o Congresso em Recife. O encontro também serviu, para repassar as informações e orientações sobre este Congresso Nacional.

Citando padre Sávio Corinaldesi, mDSCN4646issionário xaveriano que trabalhou mais de 40 anos no Brasil e que agora encontra-se na Itália, padre Maurício Jardim recordou que, “inventamos a missão sem saída, o envio sem destino. O Reino de Deus precisa andar livre e solto. É a Igreja que está a serviço da missão e não a missão a serviço da Igreja”.

A missa de encerramento foi presidida pelo cardeal arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha. Em sua homilia o cardeal destacou a importância de fazer a Igreja de fato missionária, vivendo a experiência verdadeira com Cristo a ponto de não fazermos missão, mas vivenciarmos a missão todos os dias e em todos os lugares. O cardeal destacou também a importância dos Conselhos Missionários e a necessidades de olhar não só para Igreja local, mas também além-fronteiras.

Baixe aqui o áudio da homelia de dom Sérgio

O Congresso recebeu a Cruz Missionária que se encontra na sede das POM, e que foi confeccionada na Bolívia e abençoada pelo papa Francisco para percorrer os países do Continente como símbolo do CAM 5. Padre Mauricio deu uma breve explicação sobre a Cruz.

Na avaliação do padre Inocêncio Xavier, do Comidi de Uruaçu (GO), “todo o trabalho missionário que está sendo articulado através do Comire fortalece os Comidis na animação missionária das dioceses. Isso ajuda a colocar em prática a Igreja em estado permanente de missão e nos interpela a sair dos nossos esquemas de ser e fazer pastoral”.

cartaz-4cmn-siteHeloisa Silveira do Amaral, leiga da equipe do Comidi na diocese de São Luís dos Montes Belos (GO), destacou que algumas dioceses já têm um trabalho de articulação missionária e outras dioceses estão numa fase de elaboração de seus projetos. A missão proposta pelo papa Francisco é muito ampla e mexe com a Igreja atual. Nós estamos abertos às mudanças, mas existem muitas resistências. Há a necessidade de congressos, formações, encontros, da partilha para enriquecemos na missão”.

Dom Antônio Fernando Brochini, bispo da diocese de Itumbiara (GO) e referencial da missão no Regional Centro-Oeste recordou que, este Congresso Regional em preparação ao 4° Congresso Missionário Nacional, também nos prepara para o 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) marcado para 2018 na Bolívia. Este é um momento importante para o nosso Comire, encarregado de toda a animação missionária no Distrito Federal e Goiás. Que nós possamos realmente incentivar todas as comunidades a serem realmente missionárias. Esse é o grande apelo do nosso papa Francisco”.

No final da missa de envio, os participantes organizados simbolicamente por continentes, assumiram o compromisso de promover, articular e animar a missão nas dioceses e em todo o Regional.

Com informações do Comire Centro – Oeste.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu