Celebrar a caminhada da JM do Regional Norte 3

Celebrar a caminhada da JM do Regional Norte 3

Aproximadamente 60 jovens representantes dos grupos de base participaram do encontro no último final de semana, 17 e 18 de março, na Paróquia de São João Batista, em Figueirópolis (TO), diocese de Porto Nacional.

Celebrar a vida, partilhar a caminhada e refletir o eixo temático deste ano do triênio proposto pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé foi o objetivo do IX Encontro Regional para Coordenadores e Assessores da Juventude Missionária (JM) do Regional Norte 3 da CNBB. Aproximadamente 60 jovens representantes dos grupos de base participaram do encontro no último final de semana, 17 e 18 de março, na Paróquia de São João Batista, em Figueirópolis (TO), diocese de Porto Nacional.

IMG-7377No sábado pela manhã, os jovens trabalharam aspectos voltados à oração e a músicas que alimentam a espiritualidade missionária. “Fizemos uma oficina e dividindo-os em oito grupos. Cada grupo aprendeu uma música missionária diferente para apresentar na plenária e falar sobre a mensagem contida no canto. Os grupos escolheram, também, outra música missionária conhecida para cantar. Nessa dinâmica foram cantadas 16 músicas diferentes que celebram nossa caminhada”, explicou o coordenador estadual George Henrique.

Para a jovem Adriana Souto, de Gurupi (TO), a dinâmica das músicas renova o ardor missionário da Juventude Missionária, os compromete com o plano de construção do Reino de Deus no meio da comunidade reunida e dá pleno sentido à vida. “Foi muito bom. A cada encontro me surpreendo mais com a JM. Experiência única e maravilhosa. Aprender novas músicas missionárias reaviva o nosso ânimo”, destacou a missionária.

Durante o período da tarde do sábado, os palestrantes falaram sobre o 4º Congresso Missionário Nacional, em Recife (PE) – “A alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”, a Metodologia da Semana Missionária “Igreja em Saída” e a Jornada do Jovem Missionário (JJM) disponibilizada como subsídio formativo dos grupos de bases da JM desde 2015 e intensificadas para o triênio 2017/2019. À noite, os jovens rezaram o terço na casa das famílias, nos cinco setores missionários da comunidade paroquial.

Os jovens ficaram entusiasmados com a proposta da Corrente Solidária da JM para ajudar realidades como o Haiti e Moçambique. “Foi uma experiência maravilhosa, ampliamos nossos conhecimentos para que o nosso grupo, que ainda está em formação, tenha mais forças para poder ir pra frente. Adquirimos um belo conhecimento sobre o que o jovem missionário deve ser e o que aprendemos agora podemos repassar para os outros que não puderam estar presentes”, partilhou a jovem Danyella Stefanny, de Porangatu (GO).

As representações dos grupos decidiram que em 2019 acontecerá o I Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária (ERJAM) com o intuito de reunir os grupos do regional. “Antigamente nos reuníamos nos encontros com Distrito Federal e Goiás, pois fazíamos parte do Regional Centro-Oeste. Agora vamos vivenciar uma nova realidade e dar passos na caminhada”, ressaltou Ulaine Queiroz.

O bispo diocesano de Porto Nacional, Dom Romualdo Matias Kujawski, celebrou a missa de encerramento do encontro e exortou o trabalho pastoral proposto pela JM e os frutos alcançados pela missão. “O espírito de amor à missão constitui a alegria da Igreja. Agradeço aos jovens pelo trabalho missionário desenvolvido em suas comunidades”, agradeceu Matias.

IMG-7449

Nova coordenação
No domingo, os jovens elegeram a nova coordenação da Juventude Missionária do Tocantins e do Regional Norte 3 para o biênio 2019/2020. Foi eleita por unanimidade como coordenadora a jovem Taillany Sousa de Mesquita, 23 anos, do grupo de JM da comunidade Santa Teresinha do menino Jesus, Paróquia de São Sebastião, Araguaína (TO), diocese de Tocantinópolis

Por George Henrique

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu