Celebrar a alegria dos pequenos grandes missionários

Celebrar a alegria dos pequenos grandes missionários

O 5º Dia da Novena lembra a missão da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Estamos unidos em oração, por todos estes pequenos grandes missionários no mundo.

Andréia é assessora de três grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM). No encontro de Formação para assessores e assessoras ela tem partilhado suas experiências e a alegria de estar ao lado de crianças e adolescentes comprometidos com a missão de evangelizar outras crianças no mundo.

“A alegria é muito maior das crianças e adolescentes quando o assessor sabe ocupar o seu lugar e o momento certo de ajudar. Na IAM as crianças são protagonistas. Entendem o que estou dizendo?”

Sim e não, respondeu Paula. Poderia explicar melhor?

“No grupo da IAM, o assessor não é o que conduz e faz tudo, mas é aquele que acompanha. Ajuda os coordenadores dos grupos a preparar o encontro e distribuir as tarefas. Quem conduz tudo são as próprias crianças e adolescentes”.

Acesse e baixe aqui todos os materiais da Campanha Missionária 2017

Na partilha das experiências, Andréia lembra aos demais assessores que “quando damos oportunidade às crianças, elas realizam gestos significativos. Elas se tornam missionárias ousadas e o seu testemunho vai contagiando outras crianças e suas famílias. Assim os grupos vão se multiplicando”.

Assista ao DVD da Campanha Missionária, 5º Dia.
O que você destacaria do testemunho da Aline, assessora da IAM na prelazia de Lábrea (AM)?
O que nos ensinam as crianças e adolescentes da IAM?


Em um dos encontros, Arlysthon Feitosa, 12 anos, da paróquia Nossa Senhora das Graças, após a missão que o grupo da IAM realizou na Vila Manoel Sátiro em Fortaleza (CE), falou como se sentiu ao visitar as famílias.

“Estou muito feliz, por estar em um grupo da Igreja. Assim estou mais próximo de Deus. Na minha primeira missão fiquei surpreso com o número de pessoas que passam por dificuldades. Deus nos enviou para ajudar aquelas pessoas, pois cada casa que passávamos, mais determinados ficávamos, para continuar a nossa missão”.

“Fico muito feliz também, quando recebo notícias de pessoas que visitei na missão, falando que a oração feita naquela casa fez diferença na família. Quero continuar nessa missão, servindo a Deus e as pessoas”, concluiu o Arlysthon.

Andréia partilhou também, uma carta, que a pequena Bianca Coelho de Sousa Mesquita, do Colégio dos Sagrados Corações em Formosa (GO), escreveu ao papa Francisco.

“Senhor papa. Eu sou uma missionária e devo cuidar da casa comum e o meu nome é Bianca. Estou mandando esta carta e cinquenta centavos (0,50 centavos) para que o senhor possa construir um berçário para os bebês da África, por favor se o senhor puder eu agradeço”.

Bianca entendeu bem o carisma da IAM. Criada na França por dom Carlos de Forbin-Janson em 1843, esta Obra Pontifícia tem por finalidade educar as crianças no espírito missionário universal. Os grupos têm o compromisso de rezar uma Ave-Maria ao dia e doar uma moeda ao mês para ajudar as crianças mais necessitadas em todo mundo.

Compromisso
Diante da experiência da assessora Andréia, do testemunho de Aline e das crianças da IAM, que compromisso vamos assumir, como gesto concreto para ajudar as crianças e adolescentes mais pobres do mundo? Que tal criar um grupo de IAM na nossa comunidade?

Oração do Mês Missionários
Deus de misericórdia,
que enviaste o Teu Filho Jesus Cristo
e nos sustentas com a força do Espírito Santo,
ensina-nos a caminhar juntos
e, a exemplo de Maria, nossa Mãe Aparecida,
na celebração dos 300 anos do encontro da imagem,
sejamos, em toda a parte,
testemunhas proféticas da alegria do Evangelho
para uma Igreja em saída. Amém.

Extrato do livrinho da Novena Missionária 2017

Deixe uma resposta comment1 Comentário
  1. outubro 22, 12:56 Fabíola

    Muito bonito e comovente este encontro. Ontem celebramos ele com alguns dos catequistas da comunidade Espírito Santo em Ceilândia, cidade de Brasília. A IAM é um grande exemplo de missionariedade para todos nós.

    reply Reply this comment
mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu