Brasília sedia encontro da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados

Teve início nessa segunda-feira, dia 5, o 12º Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMir). O evento terminou nesta quarta-feira, dia 07, no Centro Cultural de Brasília (CCB), em Brasília (DF). A realização é do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e do Setor Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Articulada pelo IMDH, a RedeMir existe há doze anos e hoje conta com cerca de 60 entidades em todo o Brasil. A Rede preza o intercâmbio de práticas e de informações, e busca favorecer o apoio mútuo entre as entidades, a comunicação, a capacitação dos membros, além de outros aspectos favoráveis e benéficos à causa dos migrantes, refugiados e refugiadas.

O evento aconteceu com apoio do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), da Organização Internacional para o Trabalho (OIT) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A cada ano, um Encontro Nacional é realizado em Brasília para apresentar e promover o intercâmbio de práticas de atuação para a superação de desafios na atenção a migrantes e refugiados e contribuir na implementação de políticas públicas de atenção a esta população.

De acordo com os organizadores, o debate em rede e a troca de experiências sobre a questão migrantes, refugiados e refugiadas “se torna mais importante a cada ano”, principalmente com o aumento do fluxo migratório para o Brasil de pessoas que fogem de conflitos armados, da violência, das perseguições, como tem sido o caso dos sírios, paquistaneses, afegãos, nigerianos, iraquianos, e venezuelanos.

Ao longo do evento, representantes de diversas entidades debateram temas, refletiram e buscaram respostas aos desafios dos nossos tempos, que são marcados pela migração e pelo movimento de refugiados. No último dia, houve visita à Câmara dos Deputados para acompanhar a votação do Projeto de Lei de Migrações (PL 2516/2015).

Para a diretora do IMDH, irmã Rosita Milesi, o encontro deste ano quer aprofundar temas relativos à migração e aos refugiados, favorecendo ainda o fortalecimento dos laços entre as entidades participantes. “Temos que trabalhar para a implementação de políticas e o avanço em práticas de atenção, acolhida e integração dos migrantes e refugiados em nosso país. Não pleiteamos privilégios para os refugiados e imigrantes, mas defendemos políticas específicas para essa população”, afirma a religiosa.

Fonte: RCR/CNBB

Outras notícias