Aumentam ataques contra defensores de direitos humanos

Aumentam ataques contra defensores de direitos humanos

Ativistas ambientais são alvos de uma campanha implacável para impedir que recursos naturais vitais sejam protegidos

Em 9 de dezembro, Dia Internacional dos Defensores de Direitos Humanos, a Anistia Internacional lançou uma ferramenta online inovadora para destacar a crescente onda de ataques contra ativistas pelos direitos à terra, recursos naturais e meio ambiente em todo o continente americano.

A plataforma Defensores em Risco! apresenta dezenas de histórias de ativistas de todos os cantos das Américas que foram assediados, ameaçados, atacados, injustamente presos e até mesmo mortos como punição por seu trabalho para proteger o meio ambiente em 2015 e 2016.

defensores“Mais do que nunca, os ativistas ambientais são alvos de uma campanha implacável para impedir que recursos naturais vitais sejam protegidos. A nova ferramenta lança luz sobre uma crise invisível e as histórias daqueles que trabalham contra poderosos interesses políticos e econômicos para proteger os recursos sem os quais nenhum de nós seria capaz de viver”, disse Erika Guevara-Rosas, diretora da Anistia Internacional para as Américas.

A América Latina é a região mais perigosa para as pessoas que trabalham nessas questões. Somente em 2015, a ONG Testemunha Global (Global Witness) registrou 185 assassinatos de defensores da terra e do meio ambiente em todo o mundo, e 122 deles ocorreram na América Latina. No relatório, o Brasil é apontado como líder nessas mortes.

A plataforma será lançada com dois casos brasileiros: Apikay, comunidade Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul, e Alexandre Anderson, defensor dos direitos dos pescadores da Baia da Guanabara. Novos casos serão inseridos a partir de documentação pela Anistia Internacional. Em 2017, a plataforma ganhará uma versão em português.

Fonte: Anistia Internacional

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu