Assessores da IAM da Diocese de São Mateus (ES) participam de formação

Assessores da IAM da Diocese de São Mateus (ES) participam de formação

Aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto o Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária, nível II – EFAIAM – na diocese de São Mateus (ES). O encontro aconteceu no Centro de Formação da diocese e reuniu 32 pessoas entre assessores e coordenadores paroquiais da IAM de dez paróquias e um setor pastoral. Os temas trabalhados na formação foram Eucaristia e Missão, Cooperação Missionária e Espiritualidade Missionária.

pe. joãoNo sábado pela manhã (25), a formação proporcionou aos participantes entender que a Eucaristia é a fonte da Missão de Deus. “Ela é sacramento, sinal do nosso Deus encarnado na realidade humana e que se doou para a salvação de todos até as últimas consequências, o sacrifício, por amor total à humanidade e todas criaturas”, afirmou Pe. João Batista Vieira, quem desenvolveu o tema com os participantes. Disso depreende que participar da mesa eucarística, o “fazer isto em memória de mim” é comungar do testemunho de Jesus e assumir aquelas suas atitudes entre nossos irmãos hoje, amando-os, servindo-os e se doando por todos, e o “todos”, entendido aqui em seu sentido universal, o mundo inteiro, toda criação.

Em seguida, ainda pela manhã, o tema trabalhado foi a Cooperação Missionária, e os assessores puderam refletir sobre nosso compromisso de viver e celebrar a Eucaristia cotidianamente entre os irmãos, na sociedade e no mundo, uma reflexão muito necessária para quem é cristão e, sobretudo, membro da Obra da IAM, uma obra de animação missionária que tem como base a cooperação entre os povos. Francisco Malacarne (Kiko), quem assessorou essa formação, trouxe à reflexão a possibilidade de a diocese ter uma Igreja-irmã, e para tal, a importância dos envolvidos na Obra da IAM tomar a atitude de animar a ideia: “o Projeto Igreja-irmã é uma possibilidade muito próxima de nós para vivermos em cooperação missionária, fazendo além do que já fazemos na IAM e no Dia Mundial das Missões, e temos que ser os primeiros a tomar essa iniciativa na diocese”, comenta Kiko.

espiritualidade 2A tarde foi dedicada à Espiritualidade Missionária. Conduzido pelo jovem Solivan Altoé, animador da Juventude Missionária e também assessor da IAM, a formação teve como objetivo “mostrar que a Espiritualidade consiste em estar abertos à ação do Espírito Santo e responder à realidade e a Espiritualidade Missionária, portanto, pede abertura e respostas à mensagem e ao mistério de Jesus aplicadas à realidade do mundo”. Citando o 4º livreto do material produzido pelas POM – Subsídios para Assessores -, ele diz: “a Espiritualidade Missionária começa com amar a humanidade, levá-la no coração, atravessando com o espírito e com o coração os continentes, contemplando-a com o olhar que contemplou Jesus crucificado e ressuscitado, sanando suas feridas pelo amor”. Ainda como atividade da formação em Espiritualidade Missionária, no domingo (26) os participantes puderam visitar o Mosteiro da Virgem de Guadalupe, das Irmãs Beneditinas, localizado na cidade de São Mateus. Ali participaram da Eucaristia e em seguida partilharam em um momento de conversa com algumas irmãs.

No fim do encontro, durante avaliações e encaminhamentos, os participantes deram testemunhos de sua participação. Para Marluza e Marilce, assessoras da IAM na paróquia de São Mateus, os momentos de formação em espiritualidade lhes permitiram entrar em sintonia com Deus e toda Criação: “precisamos permitir que nossa vida seja guiada pelo Espírito Santo, pois ele nos transforma. Quando estamos em sintonia com Deus, com os nossos irmãos, com nós mesmos e com o cosmos, estamos permitindo que Deus habite em nosso ser e ele vai nos transformando, nos ensinando a doar e partilhar o que há de melhor em nós. Enfim, vemos que a IAM é isso: doação, compromisso, comunhão com Deus, frutos de nossa espiritualidade”.

visita ao mosteiro

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu