Assembleia Missionária Arquidiocesana discute o tema “Batizados e Enviados”

Assembleia Missionária Arquidiocesana discute o tema “Batizados e Enviados”

Cerca de 400 pessoas participaram da Assembleia Missionária Arquidiocesana que aconteceu neste sábado (18/05), no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, no Recife. Promovida pelo Conselho Missionário Arquidiocesano – COMIDI, a assembleia teve o objetivo de animar a ação missionária nas 140 paróquias distribuídas nos 19 municípios da Região Metropolitana.

WhatsApp Image 2019-05-20 at 07.28.23 (1)A mesa de abertura do evento foi composta pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido; pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio; pelo coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares; e pelo presidente do Conselho Missionário Arquidiocesano, padre Rogério Silva.

Dom Fernando comentou sobre o compromisso do clero e de cada cristão leigo com a missão de evangelizar, sendo igreja em saída. “A missão é condição dos batizados, por isso precisamos nos comprometer efetivamente com este propósito de não guardar para nós a Boa Nova de Jesus Cristo, mas leva-la ao outro, ao irmão, a quem não conhece Jesus”, explicou o arcebispo.

O diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício Jardim, foi o expositor convidado para o evento e fez explanações no período da manhã e da tarde, trazendo diretrizes para animar a ação missionária nas paróquias. O missionário apresentou uma publicação guia, editada pela CNBB, para organizar o mês missionário em outubro, conforme pedido do Papa Francisco à igreja do mundo inteiro.

WhatsApp Image 2019-05-20 at 07.28.23“A realização da Assembleia foi providencial para esta Arquidiocese, porque veio fortalecer o trabalho nas paróquias onde já existem os COMIPAs – Conselhos Missionários Paroquiais – e orientar as paróquias que não têm COMIPA a criarem seus conselhos”, explicou padre Maurício. “O objetivo é que, até outubro, todas as paróquias tenham seu COMIPA organizado e atuante”, comentou.

O tema Batizados e Enviados foi abordado com alegria pelos participantes da Assembleia. Uma dramatização realizada por alguns integrantes da Infância e Adolescência Missionária do Vicariato Cabo arrancou risadas do público e foi bastante aplaudida. Na apresentação, as crianças representaram as lideranças da Arquidiocese de Olinda e Recife engajadas no propósito da missão.

Na avaliação do padre Rogério Silva, presidente do Conselho Missionário Arquidiocesano, a assembleia foi um dos grandes momentos deste ano na Arquidiocese. “Com a animação e instalação dos Comipas, as paróquias viverão mais intensamente sua natureza missionária, levando a todos a alegria do Evangelho’, disse.

Deixe uma resposta comment1 Comentário
  1. maio 21, 20:52 José Xisto

    Parabéns; crescendo na consciência missionária.

    reply Reply this comment
mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu