Assembleia do Comina discute Programa Missionário Nacional

As Pontifícias Obras Missionárias acolhe neste final de semana missionários de todo o Brasil para participar da 35ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional – Comina. Com o tema “Processo de planejamento em vista do Programa Missionário Nacional”, a assembleia acontece de 16 a 18 de março. Além dos bispos, também participam os responsáveis pelos Conselhos Missionários Regionais – Comires.

O objetivo do encontro é desencadear, à luz da reflexão realizada no 4º Congresso Missionário Nacional, que aconteceu em Recife (PE), o processo de planejamento em vista da construção de um Programa Missionário Nacional. A carta convocatória da assembleia destaca a necessidade de envolver os Comires “no processo de estudo e apresentação de soluções articuladas para as questões missionárias de maior relevância em nível nacional, projetando o futuro para uma Igreja defensora da vida, servidora e missionária”.

IMG_9184Sobre o planejamento do Programa Missionário Nacional, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e Presidente do Comina, relembra que o caminho percorrido até então tem sido partilhado com os regionais. “A partir da reflexão feita na coordenação do Conselho Missionário Nacional e com representantes dos Conselhos Missionários Regionais, nós trazemos para esta assembleia essa proposta. Lembrando a importância de se discutir nos regionais, de se elaborar um Programa Missionário Nacional com objetivos, etapas, metodologia, espiritualidade, dando muita atenção à formação. Queremos, com isso, possibilitar aos Conselhos Missionários Regionais, uma maior dinâmica para a formação em termos de conteúdo, e o objetivo pleno é sermos mais missionários, discípulos de Jesus Cristo, fazendo com que toda a Igreja seja missionária, como nos pede o Papa Francisco, para que vivamos uma Igreja em saída”, lembrou Dom Esmeraldo.

 

IMG_9221Sobre o tema discutido na assembleia, Luciana dos Santos, coordenadora do Comire do Regional Centro-Oeste, expressa que há uma grande expectativa. “Discutíamos sobre a diversidade de atitudes missionárias, ou seja, a missão não acontece com apenas um jeito. Com isso, nós precisamos de um norteador que nos ajude a agir de forma sinodal. O Congresso Missionário Nacional fez essa proposta para buscarmos cada vez mais a comunhão. O Programa Missionário Nacional nasce a partir de um levantamento das diversas experiências, partindo da base missionária dos regionais. Neste ano do laicato, está sendo dado o protagonismo aos leigos, como sujeitos eclesiais nesta caminhada missionária”, reflete Luciana.

IMG_9225Odaril José da Rosa, coordenador do Comire do Regional Sul 2, lembra que esse processo nasceu durante o 4º Congresso Missionário Nacional, em Recife, destacando a importância de espaços de partilha entre os Conselhos Missionários Regionais – Comires. “Percebíamos que, em muitas vezes, cada Comire fazia o seu planejamento, não havendo uma aproximação enquanto nacional. Essa proposta de construção parte da base, alinhado com os Comires de todo o país.” ressaltou Odaril.

IMG_9227A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) também manifestou seu desejo de estar em comunhão com a proposta de construção do programa nacional. Ir. Maria Inês Ribeiro, presidente CRB, manifestou que a vida religiosa estará presente, não somente na construção, mas também na execução, junto às bases onde estão as religiosas, colaborando com a vida da Igreja local. “Para mim é muito importante que tracemos esse programa e, a partir daqui, a experiência vai para os Comires, devolvendo as reflexões na próxima assembleia do Comina em 2019”, relatou Ir. Maria Inês.

IMG_9207

As Pontifícias Obras Missionárias participam da Assembleia, com a presença dos secretários das Obras, também para contribuir no processo de planejamento. Neste sábado, será divulgado aos presentes o tema e o lema da Campanha Missionária de 2018, assim como as ações que celebram os 40 anos das POM no Brasil.

Pe. Maurício Jardim, diretor nacional das POM, lembra que, para comemorar esse marco na história, será lançado um vídeo institucional, apresentando as obras e a missão. “Aqui na assembleia também iremos tratar sobre o 5º Congresso Missionário Americano – CAM 5, trazendo os encaminhamento práticos para esse grande encontro que acontece na Bolívia, no mês de julho. Outra pauta importante será o mês extraordinário missionário, convocado pelo Papa Francisco, para outubro de 2019. Daqui da assembleia estamos em comunhão com todos os 18 regionais do Brasil”, lembrou Pe. Maurício.

 

Outras notícias