Assembléia das POM: Pontifícia Obra da Propagação da Fé

“A tarefa do Secretariado Internacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) é coordenar os esforços da Obra no apoio à difusão da Boa Nova do Ressuscitado, incentivando a animação missionária em nível local e a oração pela missão da Igreja, bem como a distribuição equitativa e responsável dos bens recolhidos anualmente pelo povo de Deus em todo o mundo e que se fundem no Fundo de Solidariedade Universal do Papa ”. Isto foi lembrado pelo Pe. Tadeusz J. Nowak, OMI, Secretário Geral do POPF, em seu relatório à Assembléia Geral das Pontifícias Obras Missionárias, apresentado ontem, 30 de maio.

Padre Nowak, nomeado Secretário em julho do ano passado para um mandato de cinco anos, destacou a harmonia de uma “espiritualidade missionária” constantemente promovida pelo Papa Francisco para despertar no coração de todos os batizados um sentido mais profundo de discipulado missionário, com o carisma do POPF segundo a intuição de sua fundadora Pauline Jaricot: “Nosso trabalho incentiva fortemente a participação de todos os fiéis na missão evangelizadora da Igreja, especialmente através da oração e da caridade”. A seguir, agradeceu aos Diretores Nacionais pelo constante compromisso com a animação e formação missionária das Igrejas locais, através de “muitas iniciativas interessantes e louváveis”, especialmente em vista do Mês Extraordinário Missionário de outubro de 2019.

WhatsApp Image 2019-05-27 at 08.19.52 (1)

Passando para o relacionamento econômico, Pe. Nowak lembrou que o Fundo de Solidariedade Universal está montado com as coleções do Dia Mundial das Missões e outras ofertas coletadas especialmente pelas Direções Nacionais. “Em 2018 – explicou – quedas significativas foram registradas em certas partes do caminho, enquanto em outras partes foram registrados acréscimos em relação aos valores registrados em 2017. De fato, neste ano o montante disponibilizado para a distribuição de subsídios estão em torno de US $ 7.000.000,00 a menos que o valor do ano passado. Por esta razão, responder às necessidades expressas pelos Ordinários para projetos extraordinários e subsídios para os catequistas foi realmente um grande desafio “.

A queda mais significativa, de € 5.013.443,20, foi registrada na Europa. Do lado positivo, houve um aumento nos fundos arrecadados na América do Norte, com os Estados Unidos registrando um aumento significativo de US $ 2.131.000,00 em relação ao ano passado, bem como no Canadá francófono, com um aumento de US $ 85.915,36. O restante das Américas registrou um declínio de aproximadamente US $ 685.989,08, mas com quatro Direções Nacionais em falta. A Ásia também teve uma queda nas ofertas de US $ 479.007,17, enquanto a África registrou um aumento de US $ 11.697,34.

Após concentrar-se em vários aspectos relacionados ao Orçamento de 2019, o Secretário Geral do POPF informou que a soma total dos subsídios ordinários e extraordinários propostos para a Assembléia de 2019 é igual a US $ 64.463.745,37, distribuídos da seguinte forma: ÁFRICA US $ 38.051 .255,37 (59,03%), AMÉRICA US $ 3.700.000,00 (5,74%), ÁSIA US $ 20.138.050,00 (31,24%), EUROPA US $ 228.540,00 (0, 35%), OCEÂNIA US $ 2.345.900,00 (3,64%).

Dada a importância de maior transparência e responsabilidade financeira, o Secretário-Geral convidou os Diretores Nacionais dos países que recebem subsídios extraordinários “para organizar visitas pastorais a alguns lugares onde esses projetos estão sendo realizados. Em primeiro lugar, essas visitas serviriam para encorajar os beneficiários a crescer no discipulado missionário, na oração e na caridade por missões. Em segundo lugar, seria uma oportunidade para observar o progresso dos projetos e ser capaz de oferecer uma breve reflexão a respeito do Secretário-Geral. Seria muito apropriado que tais visitas fossem feitas ao acaso, tendo sempre como prioridade o objetivo pastoral “.

“Apesar da diminuição significativa no número de ofertas registradas no ano passado na Europa e em algumas partes da América e Ásia – concluiu P. Nowak – estamos confortados e cheios de esperança de que a celebração do Mês Missionário Extraordinário trará uma frutífera reversão de ofertas.”

Fonte: Agência Fides

Outras notícias