Assembleia da IAM na Diocese de Caicó (RN)

Assembleia da IAM na Diocese de Caicó (RN)

A II Assembleia Diocesana da Infância e Adolescência Missionária aconteceu no dia 27 de outubro de 2018, na Paróquia de Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, em Caicó (RN). Marcaram presença os coordenadores e assessores de 11 paróquias nas quais a Obra está presente, além desses, o Pe. João Júnior, assistente eclesiástico da IAM, e as religiosas, Ir. Rosângela e Ir. Conceição, que coordenam a IAM na diocese. Este evento tem como finalidade avaliar o desempenho dos grupos da IAM nas realidades paroquiais e a nível diocesano, como também a elaboração do calendário de atividades para 2019.

8e72d282-13bf-47b1-a0f7-13e5f1ca05b0 - Cópia (2)O evento teve início com o café da manhã, seguido da acolhida dos participantes. A oração inicial foi conduzida pelos coordenadores e assessores da IAM de Jardim do Seridó, tendo como iluminação bíblica o texto da missão e envio dos setenta e dois discípulos, trecho do Evangelho de Lucas (cf. Lc 10, 1-9). O momento foi concluído com a oração do mês missionário.
Em seguida, aconteceu um momento de formação ministrado pelo Padre João Júnior abordando o tema: “O papel do missionário”. A exposição voltou-se para a importância do autêntico testemunho missionário, permeando a necessidade de manifestar, no dia a dia, o carisma da IAM. Ele trouxe à tona muitas questões práticas da vida do cristão e ilustrou com exemplos de pessoas que, no chão da vida, souberam testemunhar a sua fé. “As pessoas se identificam com aqueles que vivem o que pregam”, destacou Padre Júnior.

Tendo em vista proporcionar maior interação entre os participantes, foi realizada uma dinâmica de integração dando ênfase à importância de cada missionário no trabalho da evangelização. Encerrando os trabalhos da manhã, os representantes paroquiais apresentaram um panorama dos trabalhos da IAM no contexto de cada comunidade, destacando a estrutura, organização dos grupos e as atividades desenvolvidas durante o ano.

c8230a2d-aa47-44fa-872a-a412222c577d - CópiaApós o intervalo para o almoço, foi retomada a exposição dos quadros de atividade paroquiais, concluída com a explanação do cenário da IAM em nível de diocese. Dando prosseguimento aos trabalhos, os participantes se reuniram em grupos com o objetivo de escolher um representante de cada forania, para colaborar com a coordenação diocesana. Depois da escolha e de sua manifestação aos outros grupos, foi elaborado o calendário diocesano de 2019. Novamente em grupos, foi realizada a avaliação da assembleia.

O encontro foi finalizado com o momento de oração contemplando o testemunho e as virtudes dos santos padroeiros São Francisco Xavier e Santa Teresinha.
Renan Filho (Seminarista da Diocese de Caicó e Assessor da IAM na Paróquia de N S. dos Aflitos)

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu