Assembleia Continental das POM tem início no Brasil

As Pontifícias Obras Missionárias do Brasil acolhem nesta semana, de 18 a 23 de fevereiro, representantes de 24 países da América para a XV Assembleia dos Diretores Nacionais das POM e Bispos Referenciais da Missão. Em pauta estará um aprofundamento da missão e vocação no serviços das Obras Missionárias, bem como o Mês Missionário Extraordinário e o Sínodo para a Amazônia.

A mesa de abertura foi composta por Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Dom Esmeraldo de Farias, Pe. Leonardo Rodrigues e Pe. Maurício Jardim.

161

Cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo metropolitano de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizou a abertura da assembleia. Em sua saudação, o cardeal ressaltou a forma arquitetônica da Catedral de Brasília, lembrando o formato de mãos que se voltam para o céu, como símbolo de acolhimento a quem chega. “Gostaria cada vez mais que essas mãos que se erguem para o céu fossem também mãos que abraçam, acolhem e recebem quem chega de maneira muito fraterna”, destacou Dom Sérgio, que também lembrou o projeto missionário realizado através do trabalho conjunto entre a CNBB e POM.

Dom Esmeraldo de Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, relembrou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2018. “Quero lembrar essa importante mensagem, que nos fala que a missão é como o movimento do coração “sístole e diástole”, envia e acolhe/recolhe. Esse movimento precisa estar presente nos vários aspectos da vida, seja no aspecto pessoal, como comunitário. Quem acolhe o Evangelho, quer também partilhar. Quem acolhe o sofrimento e as tristezas dos pobres, quer também partilhar a esperança que o Evangelho nos traz”, ressaltou Dom Esmeraldo.

Pe. Maurício Jardim, diretor nacional das POM do Brasil, agradeceu a colaboração de todos para a realização desta assembleia e lembrou a história das POM que celebrou 40 anos em 2018.

23

Celebração na Nunciatura Apostólica

Ao final da manhã, os participantes se deslocaram até a Nunciatura Apostólica, sede do Vaticano no Brasil. Todos foram recebidos por Dom Giovanni d’Aniello, núncio apostólico no Brasil. Após serem recebidos, todos participaram de Celebração Eucarística e almoço.

Acompanhe nossas redes sociais

Todas as fotos da assembleia estão disponíveis em nossa página no Facebook

Outras notícias