Animação Missionária contagia diocese de Mossoró

A diocese de Mossoró no Rio Grande do Norte, viveu a alegria da II Animação Missionária Vocacional realizada na paróquia Nossa Senhora Aparecida na Serra do Mel (RN). O evento aconteceu entre os dias 18 e 28 de janeiro com o tema: “Vamos pelo Mundo a fora, é Cristo quem nos convida (Mc 16,15)”.

Nos dias 19 e 20 os 78 missionários participaram de um retiro assessorado pela Irmã Margarida Maria Couto Silva, da congregação das irmãs de Nossa Senhora da Glória. Em seguida, foram enviados para diversas comunidades da paróquia. ParticiparaIMG_20180119_083418140m 35 seminaristas da diocese de Mossoró; 27 jovens vocacionados, um diácono, três religiosas Salesianas e nove padres que ao longo da semana iam celebrando nas comunidades, momento marcante durante a missão. Os padres visitavam os idosos, ministraram a unção dos enfermos e atenderam confissões.

Todos os dias pela manhã as comunidades se reuniam para a oração e o café partilhado, e durante toda manhã ocorriam as visitas às famílias. Pela tarde algumas seguiam as visitas, outras realizavam encontros com crianças, jovens, encontro de espiritualidade missionária para a comunidade e formações. À noite, havia uma oração conclusiva do dia. No Sábado todos os missionários retornaram para a matriz, aonde aconteceu a Vigília com os IMG_20180125_080323783jovens das diversas comunidades.

O mais esperado pelas comunidades foi a visita do dispo diocesano, dom Mariano Manzana que esteve em todas as comunidades da paróquia. O bispo abriu as portas para outras dioceses participarem da animação missionária. Participaram a arquidiocese de Natal e a diocese de Caicó (RN). A missão foi um tempo de graça na vida das comunidades e de cada missionário.

Para o seminarista Philipe, do 4º ano de filosofia, “esta II Animação Missionária Vocacional foi um momento de reabastecimento da minha vocação, da certeza de que viemos do povo e é para ele que devemos retornar sempre e servir.”

A missão acontece sempre no período de férias dos seminaristas, poucos dias antes do retorno às atividades do ano no seminário. “Iniciamos o ano com os pés no chão, movidos pela paixão de anunciar a boa nova do Reino de Deus”, disse o seminarista.

DSCN6621

“De fato o encontro com Cristo na pessoa dos irmãos mais necessitados, renova o ardor missionário e faz com que tenhamos a consciência de que precisamos sim ser uma Igreja em saída como pede o papa Francisco”, observou o seminarista Miquéias Pascoal. “A diocese está feliz por esta II Animação Missionária Vocacional, pois renova a esperança de uma Igreja autêntica. Por uma Igreja decididamente missionária, vamos pelo mundo a fora. É Cristo quem nos convida”, recordou o seminarista.

O jovem vocacionado, Marcos Marciel, confirma a graça do momento que vivenciou nesses dias em missão. “As palavras que me definem são saudade, pois nos apegamos muito a cada um, e, sobretudo gratidão a Deus por ter falado tanto ao meu coração através das pessoas daquela vila. Foi uma renovação na minha vontade DSCN6726de anunciar o Evangelho e de me compadecer com a situação dos meus irmãos mais necessitados, não só do pão material, mas também do pão espiritual”, disse o jovem. “Deus confirma em meu coração que chama a todos nós cristãos batizados a nos colocar a serviço e responder ao seu chamado de amor para ir em direção a Ele através do próximo, tendo a coragem de sair da nossa zona de conforto e promover a cultura do encontro, pois muitas vezes a messe se perde pela falta de operários”, complementou Marcos.

Com informações do Comise de Mossoró (RN)

Outras notícias