Abrir horizontes para a missão universal

Por Monsenhor Daniel Lagni*

Sou o Monsenhor Daniel Lagni, nascido em 16 de fevereiro de 1953, no município de Paraí (RS), Diocese de Caxias do Sul, filho de Difendi Ernesto Lagni e Maria Butelli Lagni – in memoriam. Ordenado presbítero em 13 de dezembro de 1981, na cidade de Sidrolândia (MS), sendo incardinado na Arquidiocese de Goiânia (GO) desde 1988. Formado em filosofia e pedagogia, com mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma em 1996.

Atualmente resido e atuo na Arquidiocese de Goiânia (GO), sendo Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Catedral Metropolitana de Goiânia, Vigário Episcopal do vicariato do centro, membro do Conselho Presbiteral, Diretor Presidente da Fundação Aroeira. Até recentemente atuei como Vice-Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e Vice-Presidente da Sociedade Goiânia de Cultura, mantenedora da PUC- GO.

DSC00861Em 1999 fui nomeado Diretor Nacional das POM, assumindo efetivamente em janeiro de 2000, com missa de envio na sede da CNBB, em Brasília, presidida pelo então Núncio Apostólico Dom Lourenço Baldisseri. Permaneci na função por um período de onze anos, em que a experiência e a vida missionária abriram horizontes para a missão universal, Ad Gentes, com conhecimento e valorização das diferentes culturas, povos, realidades e desafios.

Desse período destaco: Organização e consolidação das quatro obras missionárias, com seus respectivos secretários; implementação e crescimento em todo País da Infância Missionária; implantação da Adolescência e Juventude Missionárias, com embrião das Famílias Missionárias; produção e publicação de subsídios para a animação missionária, tais como a coleção “Série Missão” e “Teologia da Missão”; animação missionária nos estados e regionais do Brasil, com os EFAIMs, ERIMs; Formação Missionária para Seminaristas; Assembleias das POMs; trabalho colegiado com a Dimensão Missionária da CNBB, CRB e Centro Cultural Missionário; e ainda o crescimento gradativo em relação à Campanha Missionária de cada ano e consequente aumento da coleta no Dia Mundial das Missões.

* Diretor Nacional das POM de 1999 a 2010

Outras notícias