“A vida é missão” será o tema da Campanha Missionária 2020

Durante a Assembleia do Conselho Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, realizada na noite desta segunda, 25 de novembro, foi definida a temática da Campanha Missionária de outubro de 2020. “A vida é missão” será o tema que vai animar a ação missionária na Igreja, em conjunto com o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8), escolhido pelo Papa Francisco como inspiração bíblica para o Dia Mundial das Missões do próximo ano.

6Na história da Campanha Missionária, o tema sempre esteve alinhado com a Campanha da Fraternidade, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2020, o tema escolhido será “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)”.

Pe. Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias, fala que a inspiração para escolher a temática está na dimensão existencial da missão. “Ser missionário significa que a vida toda é uma missão. Ela não se reduz a tarefas, atividades, cursos, encontros ou visitas. Mas a missão é o todo do nosso ser! Inclusive a pessoa que está enferma e não pode mais sair de sua casa é missionária pelo seu próprio ser, onde ela está. Não há como desvincular a vida da missão. Papa Francisco também tem destacado a dimensão existencial da missão através das exortações apostólicas Evangelii GaudiumGaudete et Exsultate“, destacou o diretor.

5A escolha deste tema estabelece uma relação de continuidade com o Mês Missionário Extraordinário, em que o tema foi “Batizados e Enviados”. A citação do profeta Isaías, “Eis-me aqui, envia-me!”, ajuda ainda mais a reconhecer a vida como missão.

Assembleia das POM

Realizada duas vezes ao ano, a Assembleia do Conselho Nacional das POM tem como finalidade a aprovação do Plano Orçamentário para 2020, avaliação do Mês Missionário e planejamento da Campanha Missionária do próximo ano, com indicação de tema e lema. O conselho é formado pelas seguintes entidades: Executiva do COMINA, CCM, CIMI, CRB, Repam, diretor geral das POM e secretários das Obras (IAM, Propagação da Fé e União Missionária).

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Uma resposta

  1. Parabéns pela iniciativa! Inclusive têm uma bibliografia pertinente que deve ser usada para a reflexão não apenas no período das campanhas. A Vida é Missão é uma obra do Pe. Luis Mosconi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados