9º Formise Nacional: formação missionária para seminaristas

Intensificar a formação missionária dos seminaristas em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal. Este é o objetivo do 9º Encontro de Formação Missionária (Formise) Nacional, a realizar-se nos dias 16 a 21 de julho deste ano em Brasília (DF). Com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, o curso destina-se a seminaristas de teologia e filosofia, diocesanos e religiosos.

A programação inclui exposição e debates do tema, grupo de estudo, plenário e testemunhos missionários de seminaristas. Acesse aqui o conteúdo programático

DSC_0041O 9º Formise Nacional está em sintonia com a preocupação dos bispos referenciais da missão nos regionais da CNBB, que no último mês de março reafirmaram a necessidade de “dinamizar a formação missionária de todo o corpo da Igreja”. Para os bispos, isso deverá acontecer, por meio “de uma formação capilar e permanente, bem articulada”, conforme as Diretrizes para a formação presbiteral no Brasil (Doc. 93 CNBB) e as motivações do papa Francisco.

A formação é promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o Centro Cultural Missionário (CCM), em comunhão com a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e a Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (OSIB).

“Percebemos com alegria uma maior atenção com a formação missionária dos seminaristas”, observa o padre Jaime C. Patias, IMC, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, Obra que acompanha os Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises). “É preciso intensificar essa caminhada de conjunto em todo o Brasil”. Nesse sentido, os organizadores esperam contar com a participação de seminaristas representantes dos 18 regionais da CNBB.

As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas por meio do site www.ccm.org.br

Clique aqui e garanta a sua inscrição

A taxa é de R$ 600,00 e inclui formação e hospedagem. As vagas são limitadas.

Logo a pós o 9º Formise Nacional, nos dias 21 a 23 de julho, acontecerá a 1ª Assembleia de coordenadores de Comises nos Regionais. Participam também, os membros da Comissão de Articulação dos Comises no Brasil.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados