8ª Jornada Nacional da IAM

Neste ano de 2020, a Infância e Adolescência Missionária do Brasil quer celebrar a sua 8ª Jornada Nacional da IAM, com o tema “Testemunhando a vida em missão”. A reflexão quer incentivar o testemunho de cada criança e adolescente todos os dias, buscando ser amigo de Jesus e de fazer outros amigos para Jesus.

8 JNIAM-finalE como se vive a missão com nosso testemunho?

No ir ao encontro do outro, e nesse encontro poder escutar e perceber o rosto de Jesus que se manifesta e se revela;

Na acolhida de todos, inclusive nas crianças e adolescentes portadoras de deficiências realizamos a experiência concreta da saudação “De todas as crianças e adolescentes do mundo? Sempre amigos!”;

No sacrifício, com o objetivo de ajudar a outras crianças e adolescentes de outros continentes;

No anúncio, com o protagonismo das crianças e adolescentes, podendo fazer a experiência do anúncio de Jesus Salvador;

Observando outros testemunhos, nesse ano queremos dar destaque ao exemplo de Santa Dulce dos pobres que fez a experiência de acolher especialmente aos mais pobres e marginalizados.

Como celebrar a Jornada Nacional da IAM

A celebração da Jornada é permanente na agenda anual da IAM no Brasil. Ela acontece no último domingo do mês de maio. Neste ano, devido à pandemia, será celebrada virtualmente no dia 20 de setembro. O tema e o roteiro é definido pelas POM anualmente. Para esse ano teremos “Testemunhando a vida em missão”.

Preparação
Para que uma festa seja bonita e agradável ela precisa de uma boa organização e preparação. Assim também para que a nossa jornada nacional seja esse momento significativo e especial na vida das crianças e adolescentes ela precisa ser pensada e preparada com carinho. Para isso temos:

Cartaz
Para ajudar todos os anos junto com o tema da jornada temos também uma imagem que procura traduzir e ilustrar o mesmo.

Roteiros de Encontro para crianças e adolescentes

Para a preparação da 8ª Jornada Nacional da IAM, que tem como tema “IAM testemunhando a vida em missão”, organizamos roteiros de encontros. Nesse ano temos duas possibilidades: um roteiro para os grupos de crianças e outro roteiro para o grupos dos adolescentes. Buscamos deixar acessível de modo on line, no entanto, cada grupo precisará realizar as adaptações necessárias para a organização dos encontros nas famílias. Antes de começar, é importante conversar com as crianças e adolescentes que o tema gerador será IAM testemunhando a vida em missão, de modo que as crianças e adolescentes possam realizar a pesquisa sobre o tema.

Baixe aqui o Roteiro de Encontro para crianças

Baixe aqui o Roteiro de Encontro para adolescentes

Oração da 8ª Jornada Nacional da IAM

Nesse ano teremos a oração em preparação para à 8ª Jornada Nacional da IAM, pedimos que ela possa ser rezada em família e também distribuída a outras crianças, adolescentes e famílias para que possam rezar.

Oração-8 JNIAM-2

Baixe aqui a Oração da 8ª Jornada Nacional da IAM

Celebração Virtual: Rede Vida fará a transmissão

Nesse ano a celebração será realizada de modo virtual, todas as crianças e adolescentes são convidados a acompanhar através da Rede Vida de televisão ou pelo Facebook das POM, no domingo dia 20 de setembro, às 11 horas.

Consagração

Cada criança, adolescente e assessor será convidado a renovar a sua consagração, acompanhando a celebração. Quem já tem o símbolo da consagração que é o lenço é convidado a colocar mais uma vez. Quem ainda não recebeu o lenço, terá a oportunidade de estar recebendo na próxima jornada da IAM em maio de 2021. Se os lenços já foram adquiridos pedimos que guardem para serem utilizados no próximo ano.

Cofrinho Missionário

Orientamos que o valor que já foi arrecadado e está com o assessor seja depositado na conta das POM entre os dias 1º de setembro a 30 de outubro. Cada criança e adolescente é convidado a construir seu cofrinho e ir realizando seu sacrifício e depositando no seu cofrinho que será colocado no cofrinho do grupo assim que seja possível o retorno dos encontros presenciais.

Continente Asiático receberá as doações do Cofrinho Missionário

No ano de 2020, a secretaria nacional anunciou que as doações do Cofrinho Missionário da IAM de todo o Brasil serão destinadas ao Continente Asiático. O total desta colaboração vinda de todos os grupos de IAM do Brasil será enviado pelas POM à Secretaria Internacional da Santa Infância, em Roma, que destina os valores a projetos em dioceses carentes da Ásia.

 

Desejamos que todas as crianças, adolescentes e assessores/as da IAM possam vivenciar esse momento com alegria. Que a 8ª Jornada Nacional da IAM favoreça a experiência do encontro pessoal com Jesus Salvador. Que cada criança, adolescente e assessor(a) possa testemunhar em seu modo de ser e de agir a presença de Jesus Salvador aonde estiver. E ainda, motivar as famílias e as comunidades a realizarem a experiencia de que “A vida é missão”!

“De todas as crianças e adolescentes do mundo? Sempre amigos!”

 

 

menu
menu