7ª Jornada Nacional da IAM
7ª Jornada Nacional da IAM

Neste ano, o tema da Jornada Nacional é “Batizados e enviados: IAM em missão no mundo”. A escolha do tema busca estar em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, para o mês de outubro.

A Infância e Adolescência Missionária apresenta o cartaz que celebra a 7ª Jornada Nacional da Obra. Neste ano, o tema é “Batizados e enviados: IAM em missão no mundo”. A escolha do tema busca estar em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, para o mês de outubro.

Segundo a secretária nacional da IAM, Ir. Patrícia Souza, está sendo realizada a preparação e a elaboração de subsídios para que esta celebração seja um marco na caminhada da IAM Brasil. “Queremos retomar a história e o carisma da Obra, especialmente tornando a IAM mais conhecida nas comunidades e paróquias. A 7ª Jornada Nacional da IAM é momento de impulsionar a caminhada da Obra no Brasil, revigorando o ardor missionário”, destacou a secretária.

1

Mês Missionário Extraordinário

Diz o Papa Francisco: “proclamo outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário, com o objetivo de despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. Poderemos nos preparar convenientemente para ele já através do mês missionário de outubro do próximo ano, de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras; e aumente o amor pela missão, que «é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo»” e ainda nos conclama “Que o Mês Missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração – alma de toda a missão –, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas, de modo que se desperte e jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário”

A IAM no Brasil

A IAM no Brasil é presente em centenas de dioceses e ajuda a concretizar o pedido do Papa Francisco em sermos uma Igreja em saída, procurando sempre viver o carisma da Obra de “tornar Jesus conhecido e amado” onde “crianças ajudam e evangelizam e adolescentes ajudam e evangelizam adolescentes”.

A IAM se empenha para despertar desde as crianças o espírito missionário. É muito frequente ouvir lindos testemunhos de lideranças de comunidades paroquiais que iniciaram sua caminhada missionária junto a Obra da Infância e Adolescência Missionária. Com apenas 8 anos, Maria Clara Dourado Junqueira, da cidade de Brasilândia (MS), destaca a sua alegria em ser missionária. “Sabia que já sou uma missionária? É verdade, fazemos várias atividades e anunciamos Jesus as nossas famílias, as crianças da escola, vizinhas, aos idosos. Desejo um dia sair além das minhas fronteiras, conhecer como outras crianças do mundo vivem e como recebem Jesus em suas vidas”, fala Maria Clara. Assim como ela, muitas crianças e adolescentes dão testemunho do seu ser missionário.

Cartaz-7Jornada-02Histórico da Jornada Nacional da IAM

A 1ª Jornada Nacional da IAM aconteceu no dia 26 de maio de 2013, com o tema: “IAM da América a serviço da Missão”, e o lema: “Vocês são meus amigos”. A Jornada foi celebrada na abertura do Ano da IAM no Brasil, organizado para marcar os 170 da fundação desta Obra Pontifica, entre os meses de maio de 2013 e maio de 2014.
A partir disso, a celebração da Jornada passou a ser um evento permanente na agenda anual da IAM no Brasil.
A 2º Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 25 de maio de 2014 com o tema “IAM da América a serviço da Missão na África”.
A 3ª Jornada Nacional da IAM aconteceu no dia 31 de maio de 2015 com o tema “IAM na América a serviço da missão na Ásia”.
A 4ª Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 29 de maio de 2016 com tema “IAM do Brasil a serviço da Missão na Europa”
A 5ª Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 28 de maio de 2017 com o tema “IAM do Brasil a serviço da Missão na Oceania”
Concluído o ciclo das jornadas que celebraram os 5 continentes, a assembleia nacional da IAM definiu a continuidade da celebração das Jornadas nacionais ressaltando que as mesmas continuarão acontecendo no último domingo do mês de maio, e serão escolhidos os temas a serem desenvolvidos na mesma a partir dos apelos missionários desse modo:
A 6ª Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 27 de maio de 2018 com o tema “Infância Missionária 175 anos fazendo discípulos missionários para o mundo”. Essa jornada celebrou os 175 anos de origem da Obra a Infância e Adolescência Missionária e em comunhão com a IAM do Cone Sul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Brasil), utilizou o mesmo tema e imagem para a celebração.

Participe da divulgação nas redes sociais

Estamos disponibilizando as artes do cartaz e banners para redes sociais. Baixe e participe da divulgação da Jornada Nacional.

Cartaz da 7ª Jornada Nacional da IAM

Arte de capa para Facebook

Arte para Instagram e Facebook

Roteiros de encontro para a Jornada da IAM

Pensando em colaborar com a preparação para a 7ª Jornada Nacional da IAM, foram disponibilizados os roteiros para quatro encontros com crianças e adolescentes da Obra.

Os roteiros trabalham as quatro áreas integradas, com os temas “realidade missionária”, “espiritualidade missionária”, “compromisso missionário” e “vida de grupo”.

O material também apresenta dinâmicas de grupo, bate-latas, teatro, jogos e atividades. Inclui ainda um roteiro de visitas missionárias para ser realizado pelos grupos da IAM.

Baixe aqui o Roteiro de Encontros

IAM lança nova música “Batizados e Enviados”

A secretaria nacional da Infância e Adolescência Missionária lançou nesta terça, 02 de abril, o hino para ajudar na animação para a preparação da 7ª Jornada Nacional da IAM, que acontece em todo o Brasil, no dia 26 de maio. A música “Batizados e Enviados” foi composta por Frei Lorrane Clementino, OFM e contou com os arranjos de Ademildo Alves e Maestro Hilderbrando.

Camiseta da Jornada da IAM tem arte oficial

Camisetas-IAM-coresEm preparação à 7ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), a secretaria nacional apresenta a sugestão de arte para a camiseta.

A frente da camiseta está em harmonia com a arte do cartaz oficial, trazendo na parte de baixo da camiseta as logos da IAM e a das POM. A área das costas foi reservada para que cada Diocese ou Paróquia pudesse inserir sua identificação. Foi apresentada a sugestão de confeccionar as mangas com as cinco cores que identificam os continentes.

A arte está disponível para que os grupos possam confeccionar suas camisetas.

Baixe aqui em alta resolução

Materiais para celebração da 7ª Jornada Nacional

Está se aproximando a realização da 7ª Jornada Nacional da IAM. Junto a essa bonita celebração recordamos o compromisso que cada criança e adolescente assume ao pertencer a Obra que é “rezar pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro”.

Sendo assim, para esse ano estamos oferecendo algumas possibilidades como:

Vigília Eucarística: pode ser realizada na semana anterior ou em outro momento que o grupo achar conveniente e pode ser um momento de comunhão entre todos os missionários/as da comunidade;

Baixe aqui o roteiro da Vigília Eucarística

Semana de Oração: pode ser realizada juntamente com os familiares ou até mesmo reunindo os vizinhos e amigos na semana que antecede a celebração da 7ª Jornada Nacional da IAM;

Baixe aqui o roteiro da Semana de Oração

Proposta de Celebração: para ser realizada no dia 26 de maio dia festivo e comemorativo.

Baixe aqui o roteiro da Celebração

Desejamos que esses materiais possam enriquecer e animar a caminhada de cada missionário/a no seguimento de Jesus Salvador.

menu
menu