6º Congresso Missionário Americano terá lançamento no próximo domingo

A Igreja de toda a América estará em comunhão no próximo domingo, 16 de fevereiro, durante o lançamento internacional do 6º Congresso Missionário Americano (CAM 6). A Basílica de Santa Maria de Guadalupe, na Cidade do México, será o local que vai receber a Celebração Eucarística de lançamento do encontro. O CAM 6 acontece em 2023, na cidade de Ponce, em Porto Rico, reunindo missionários e missionárias da América.

GOPR5792O último encontro foi realizado na Bolívia, em julho de 2018, na cidade de Santa Cruz de La Sierra. O 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) contou com uma grande delegação do Brasil, participando das conferências, plenárias e oficinas. Com o tema “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”, o CAM 5 buscou fortalecer a identidade e o compromisso missionário Ad Gentes da Igreja na América. Mais de 2.500 delegados vindos da maioria dos países do continente americano estivera reunidos para aprofundar o tema proposto.

Sobre o CAM 6

A Conferência Episcopal Porto-Riquenha e as Pontifícias Obras Missionárias de Porto Rico assumiram o desafio de acolher a animação da espiritualidade missionária da Igreja da América. Porto Rico e todo o Caribe se tornarão uma porta de entrada para fortalecer as raízes e recapitular a fé das Igrejas particulares do continente.

DSC_0828É um evento especial, de animação missionária universal, que tem a riqueza de compartilhar experiências, dificuldades e tomar decisões por um renovado impulso missionário. Todas as Igrejas da América participam, representadas por bispos, padres, religiosos e leigos de movimentos eclesiais e líderes comunitários.

Na jornada missionária do continente, os Congressos Missionários chamados CAMs-COMLAs tornaram-se marcos importantes, pois marcaram um avanço na consciência missionária de nossas Igrejas e conseguiram envolver muitos setores do povo de Deus, porque a missão tem sido e continua sendo uma força unificadora que assume todas as dimensões da vida pastoral.

É um grande evento missionário, um tempo de graça, onde é encorajada uma reflexão missionária da vida e da situação da Igreja no continente, mas também busca projetar compromissos e ações pastorais como chave missionária para ajudar as Igrejas locais em sua conversão pastoral.

Outras notícias