4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas será realizado em João Pessoa (PB)

Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs), promovem o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE). O evento, uma das iniciativas da programação do Ano Jubilar Missionário, acontecerá nos dias 11 a 17 de julho de 2022, em João Pessoa, Arquidiocese da Paraíba.

O congresso terá como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). Pretende reunir 350 participantes, entre seminaristas, reitores e formadores de seminários, bispos e convidados, sendo um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações. Seu objetivo será animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário.

Para garantir êxito na realização do evento, as POM e a coordenação nacional dos COMISEs contam com a parceria e o apoio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Inscrições
Estão prorrogadas, até o dia 22 de maio, as inscrições para o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. Após essa data, não haverá mais possibilidade de inscrições. Qualquer seminarista que o desejar, tanto diocesano como religioso, de todas as etapas formativas, pode participar do evento, considerando que o Congresso é destinado a todos os seminaristas do Brasil e não apenas aos que fazem parte do COMISE. Além deles, estão convidados, também, os Bispos, formadores, reitores, assessores dos COMISEs e coordenadores dos COMIREs.

As inscrições podem ser feitas neste link

Cartilha de Preparação
Para envolver o maior número de seminaristas e formadores na reflexão sobre a temática do Congresso, foi preparada uma Cartilha com roteiros de encontros. É recomendável que o subsídio seja estudado pelos seminaristas de todas as etapas de formação (propedêutico, discipulado, configuração, síntese vocacional), diocesanos e religiosos, durante o 1º semestre de 2022.

Para os COMISEs, em diversos níveis, é recomendado programarem outras iniciativas de formação missionária para os seminaristas em sintonia com o tema do Congresso. Essas iniciativas poderiam servir como pré-Congresso (1º semestre) e pós-Congresso (2º semestre).

Acesse a Cartilha de Preparação ao 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Conheça o COMISE
O Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) é o organismo encarregado de animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa. Existe para fomentar, nos futuros presbíteros e candidatos à Vida Religiosa Consagrada, a consciência da missão como identidade do cristão e favorecer-lhes uma sólida espiritualidade e formação missionária que os tornem capazes de enfrentar os desafios da ação evangelizadora da Igreja: na pastoral, na nova evangelização e na missão sem fronteiras.

 

Outras notícias