4º Congresso Missionário Nacional
4º Congresso Missionário Nacional

Tema: A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

Data: dias 7 a 10 de setembro de 2017

Local: Recife (PE) – no Colégio das Damas, bairro das Graças, zona norte da capital pernambucana.

Confira aqui todas as notícias sobre o Congresso

Realização
O Congresso é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife.

Baixe aqui a PROGRAMAÇÃO completa

Últimas orientações aos congressistas

Informações gerais para os meios de comunicação

Objetivo Geral
Impulsionar as Igrejas no Brasil para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo, no compromisso com “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem” (GS 1).

Objetivos específicos
– Preparar o 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), dias 11 a 15 de julho de 2018, na Bolívia.
– Aprofundar o compromisso com a proposta da Igreja em saída.
– Promover a integração das forças missionárias da Igreja do Brasil.
– Incentivar a cooperação intereclesial e a missão ad gentes.
– Celebrar a caminhada missionária da Igreja do Brasil.

Hino do 4º Congresso Missionário Nacional
O Hino “Brasil Missionário” é uma composição de dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas (TO). A música é do diácono Wallison Rodrigues.

Baixe aqui a letra do Hino 4º CMN – “Brasil Missionário”

Baixe aqui a música do Hino do 4º CMN – “Brasil Missionário”
Aprenda a música do Hino do 4º CMN – “Brasil Missionário”

Cartaz 4CMN site Cartaz
O Cartaz destaca o conteúdo do Congresso em seus três eixos: Alegria do Evangelho; Sinodalidade e comunhão; Testemunho e profetismo. A arte evidencia a Igreja, Povo de Deus, formada por diferentes sujeitos da missão, de diversas idades e etnias (leigos e leigas, consagrados e consagradas, padres, diáconos, bispos e o papa). Todos caminham juntos depois de terem sido encontrados por Jesus Cristo como Igreja em saída ad gentes, enviada a testemunhar a alegria do Evangelho até os confins da terra. A Igreja peregrina traz a Palavra de Deus, fonte da missão. Carrega também, a Cruz das missões jesuíticas, que marcou a Bolívia e toda a América Latina, o principal símbolo do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5). A arte é uma criação do Ateliê15.

Clique aqui para baixar o cartaz em alta resolução

Texto-baseTexto-base
Elaborado por uma equipe da Rede Latino-americana de Missiólogos e Missiólogas (Relami), o Texto-base do 4º CMN é uma versão pastoral do Documento de estudo do CAM 5, com a mesma temática do Congresso Americano: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. O trabalho resultou em um documento mais enxuto e leve para facilitar o estudo do tema e a caminhada missionária das comunidades.
Seguindo o método Ver, Julgar e Agir, o documento de 56 páginas está organizado em três capítulos e contempla três eixos temáticos: I) A Alegria do Evangelho; II) Sinodalidade e Comunhão; e III) Testemunho e Profetismo. Nesses três eixos, há um eixo transversal que percorre todo o documento: a Igreja em saída na perspectiva ad gentes. No final de cada capítulo o texto propõe algumas perguntas para motivar a reflexão.

Clique aqui para baixar o  Texto-base do 4º CMN
Clique aqui para baixar o  Texto-base do  CAM 5  (Espanhol)

Baixe aqui apresentações do Texto-base:
4 CMN Eixo 1 – A alegria do Evangelho
4 CMN Eixo 2 – Sinodalidade e Comunhão
4 CMN Eixo 3 – Testemunho e Profetismo
4 CMN Eixo transversal: a missão Ad Gentes


Modelo-de-camiseta-4CMNModelo de camiseta oficial do 4º CMN
Apresentamos um modelo oficial para a camiseta do 4º CMN.
O objetivo é padronizar e unificar a produção de camisetas evitando distorções da arte e do conceito.
Interessados podem solicitar a arte por meio do e-mail: artes@pom.org.br

 

Participantes e inscrições
O 4º CMN deverá reunir 600 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB e outros 100 convidados que serão hospedados por famílias da arquidiocese de Olinda e Recife. As inscrições já foram efetuadas por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), conforme vagas disponibilizadas. No final do mês de março, os coordenadores dos Comires receberam as fichas para organizar as inscrições em cada Regional.

Programação
A metodologia do Congresso girará em torno de quatro palavras inspiradoras: ENCONTRAR, CONTEMPLAR, DISCERNIR e COMPROMETER. A temática terá três eixos: I. a Alegria do Evangelho; II. Sinodalidade e comunhão; III. Testemunho e profetismo. Além disso, “Igreja em saída na perspectiva ad gentes” será o eixo transversal.
Para debater o conteúdo estão previstas cinco grandes conferências com desdobramento das reflexões em mais 30 oficinas.

O 4º CMN está em sintonia com a caminhada missionária da Igreja e serve de preparação do Brasil ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), a ser realizado nos dias 11 a 15 de julho de 2018, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com a temática “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”.

Histórico
O 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em 2003, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o 2º em Aparecida (SP), em 2008 e o 3º na cidade de Palmas (TO), em 2012.

Mais informações
Assessoria de Imprensa das POM
Tel.: (61) 3340 4494 ou (61) 99632 0085
E-mail: imprensa@pom.org.br
Facebook: Pontifícias Obras Missionárias

Secretaria do Congresso: congressomissionariorecife@gmail.com (Ane Kely)

Confira aqui mais notícias sobre o Congresso

 

menu
menu