4º Congresso Missionário Nacional destaca Igreja em saída ad gentes

4º Congresso Missionário Nacional destaca Igreja em saída ad gentes

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) promovem o 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) a ser realizado na arquidiocese de Olinda e Recife, em Pernambuco, nos dias 7 a 10 de setembro de 2017. O objetivo geral é impulsionar as Igrejas no Brasil para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo.

reuniao 4 CMNA Comissão Organizadora definiu o tema do 4º CMN: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” que será trabalhada em três eixos: a Alegria do Evangelho; Sinodalidade e comunhão; Testemunho e profetismo. Além disso, “Igreja em saída na perspectiva ad gentes” será o eixo transversal.

A metodologia do evento deverá girar em torno de quatro palavras inspiradoras, uma para cada dia: encontrar, contemplar, discernir e propor. O processo de preparação, iniciado em junho de 2016, com reuniões em Recife (PE), está em sintonia com a realização do 5º Congresso Americano Missionário (CAM 5) marcado para julho de 2018, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Texto-base
O Congresso de Recife terá um texto-base com versão pastoral, preparado por uma equipe de missiólogos membros da Rede Latino-americana de Missiólogos e Missiólogas (Relami) a partir do documento enviado pela Comissão teológica da Bolívia. O documento tem a missão como eixo central e segue o método Ver, Julgar e Agir e será enviado aos regionais da CNBB até março de 2017 para os devidos estudos.

colegio DamasCelebrar a caminhada missionária da Igreja do Brasil, aprofundar o compromisso com a proposta da Igreja em saída, promover a integração das forças missionárias e incentivar a cooperação intereclesial e a missão ad gentes serão objetivos específicos deste Congresso Missionário Nacional.

Preparação
A Comissão Organizadora do 4º CMN realizou, no dia 01 de novembro, mais uma reunião no Centro de Pastoral arquidiocesano em Recife (PE). Na ocasião foram definidas as diversas equipes de trabalho.

O diretor das POM, padre Maurício da Silva Jardim coordenou a reunião e explicou os passos dados até o momento. “Estão programadas quatro grandes conferências e mais 30 oficinas. O evento reunirá 600 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB e outros 100 convidados, que serão hospedados pelas famílias da arquidiocese de Olinda e Recife. As inscrições devem ser efetuadas por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), conforme vagas disponibilizadas em março na assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina)”, salientou padre Marício.

Dom Fernando Saburino, arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife, manifesta sua alegria em acolher o evento. “A arquidiocese se sente privilegiada e isso vai nos ajudar, pois a nossa Igreja precisa ser cada vez mais missionária. colégio das Damas 4 CMNProponho a realização de um pré-congresso para animar as comunidades no anúncio do Evangelho. Gostaria de agradecer pela escolha de Recife e dizer que todos são bem-vindos”.

Sobre a temática: a alegria do Evangelho para uma Igreja em saída, o presidente da Comissão Episcopal para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Esmeraldo de Farias destaca a importância de “dar atenção especial à espiritualidade a partir da vida e missão de Jesus, servo missionário que se identifica com os pobres e acolhe misericordiosamente a todos. Na missão, é preciso definir bem a pedagogia para ir ao encontro das pessoas e, como presença de Deus em suas vidas, aprender com elas. Esta saída deve alcançar a diversidade da realidade, tais como os condomínios, as periferias sociais e existenciais, os idosos, enfermos, jovens, dependentes químicos, entre outros”, avalia o bispo que é também presidente do Congresso.

As atividades do 4º CMN devem acontecer no Colégio das Damas da Instrução Cristã (foto acima), localizado no bairro das Graças, zona norte de Recife.

O 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em Belo Horizonte (MG) (2003). Já 2º aconteceu em Aparecida (SP) (2008) e o 3º em Palmas (TO) (2012).

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu