COMIRE do Leste 1 realiza assembleia

COMIRE do Leste 1 realiza assembleia

No dia 1º de junho aconteceu a Assembleia Eletiva Extraordinária do Conselho Missionário Regional – Leste 1, realizada na Diocese de Nova Iguaçu. O encontro foi presidido por Dom Joel Portella, Secretário Geral da CNBB. Estavam presentes o Pe. Daniel Rochetti Luz, SAC, indicado ao cargo de Assistente Eclesiástico do COMIRE, os então membros da antiga formação do COMIRE e os representantes dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDI), do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da Juventude Missionária (JM).

2 - Nova coordenação do COMIRE Leste1A primeira parte da Assembleia foi conduzida por Dom Joel a fim de salientar pontos importantes para o sucesso daquela eleição e, principalmente, as necessidades missionárias do regional que o novo Conselho deverá atender. Dom Joel apontou três condições para revitalização da vida missionária: 1. Composição do COMIRE com representantes das forças missionárias; 2. Regulamento: estudado e atualizado e; 3. Compreensão do sentido atual da missão.

Ele ainda salientou três fatores importantes para o sucesso da missão: pessoas (representantes diocesanos, COMISE, IAM, movimentos que atuam em nível regional e etc.), forma (o regulamento, que deve colocar a missão “nos trilhos” e não ser um fardo) e conteúdo (Dom Joel ressaltou a importância da missão ad gentes e sua mudança ao longo tempo dizendo que, atualmente, é o movimento de saída ao encontro do coração das pessoas onde Cristo não está e não onde não há a presença da Igreja, no entanto, uma pessoa que “sai” e realiza missão fora de nosso solo enriquece a experiência regional ao retornar).

Dentro desse contexto, o Secretário Geral falou sobre a importância do planejamento e da articulação entre os movimentos de missão dentro de suas região, para que não se torne uma briga de “cão e gato” onde esse ou aquele movimento buscam prevalecer e dominar, afim de que todos possam se unir para bem realizar aquele trabalho, ir alcance de todos e conseguirem colocar em prática suas atividades e obterem sucesso, visto que “ninguém tem o monopólio do Espírito”.

1Após a apresentação de toda a realidade missionária do regional e dos parâmetros essenciais para a boa escolha dos novos membros, iniciou-se a eleição e a Assembleia Eletiva Extraordinária elegeu:
• Coordenador: Pe. Jovane da Rosa Carmo, diocese de Petrópolis e vigário da Paróquia Imaculada Conceição de Raiz da Serra;
• Vice Coordenador(a): Fátima Vilma, diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda;
• Secretário(a): Gabriela Rocha, arquidiocese de Niterói;
• Tesoureiro(a): Suzana, diocese de Petrópolis e;
• Conselheiros: Pe. Arimatéia, diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda e Sérgio Augusto, diocese de Nova Iguaçu.

Após a eleição dos novos membros, Dom Joel celebrou a Santa Missa juntamente com Padre Daniel, assistente eclesiástico do COMIRE e Padre Jovane. Durante a celebração, o secretário geral da CNBB abençoou o novo Conselho Regional e entregou ao novo coordenador, de forma simbólica, a Cruz Missionária.

 

Deixe uma resposta comment1 Comentário
  1. junho 10, 14:19 Sérgio Augusto

    Irmãos e irmãs missionários e missionárias, que o Espírito Santo possa nos proporcionar a alegria de uma igreja Sinodal e em saída e assim não haver “o meu espaço”, onde a missão de Deus acaba sendo posta de lado. Que Jesus abençoe a cada um que se entrega a missão, façamos juntos.
    “Precisamos do Espírito de unidade, que nos regenere como Igreja, como Povo de Deus e como humanidade inteira. Há sempre a tentação de construir «ninhos»: reunir-se à volta do próprio grupo, das próprias preferências, o semelhante com o semelhante, alérgicos a toda a contaminação” (Papa Francisco)

    reply Reply this comment
mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu