10º FORMISE reflete a alegria do anúncio

10º FORMISE reflete a alegria do anúncio

Neste segundo dia da formação, foi conferencista o arcebispo da capital maranhense, Dom José Belisário.

Como parte da programação do 10º FORMISE, que está acontecendo desde o dia 1º de julho em São Luís do Maranhão, seminaristas de todo o Brasil refletem o tema “Alegria do anúncio do Evangelho” à luz da exortação apostólica pós-sinodal Evangelii Gaudium. Neste segundo dia da formação, foi conferencista o arcebispo da capital maranhense, Dom José Belisário. O referido documento apresentado descerra, fundamentalmente, acerca da temática Igreja em saída, renovação eclesial e anúncio do evangelho, e “é considerado como que uma espécie de plataforma de governo do pontificado do papa Francisco”, atesta o bispo.

IMG_5755A dinâmica da nova evangelização no âmbito da paróquia carece ser inclusiva, aberta e dinâmica, mas sempre a partir da mensagem do Evangelho. E no campo da pastoral paroquial, “é melhor errar por generosidade, do que por exclusivismo”. Urge que a nova evangelização da Igreja anime os batizados na pastoral ordinária, mas também àqueles que embora, batizados não vivem as exigências a ele inerentes e, sobretudo àqueles que não conhecem Jesus Cristo. Neste sentido, “o missionário precisa deixar-se ser enviado (…) mas, para ser tocado pela alegria do discípulo que encontra Jesus, é preciso ter o coração simples”. Não obstante aos desafios do mundo presente marcado pela secularização, fragmentação dos valores e exclusão social, a Igreja deve ser, cada vez mais, um sinal do anúncio evangélico e testemunho profético.

Num segundo momento da conferência, os participantes do encontro levantaram algumas indagações com base nas reflexões abordadas pelo conferencista. Em si tratando da cooperação missionária da Igreja, Dom Belisário foi incisivo ao atestar que “a Igreja no Brasil têm que assumir a missão na Amazônia”. No mais, “precisamos passar por uma época eclesial. E neste sentido, todo o povo de Deus anuncia o evangelho. É um povo para todos, um povo com muitos rostos. Todos somos discípulos-missionários”.

IMG_5712No período da tarde foram realizadas as Oficinas a partir das temáticas e assessorias:
1. Espiritualidade missionária presbiteral diocesana, por Pe. Jadson Borba, da arquidiocese de São Luís;
2. A Missão dos leigos, Missão Ad’ gentes e projeto Igrejas irmãs, por Pe. Giuseppe Luigi Spiga, assessor do COMISE NE 5;
3. Experiências missionárias e sua relação com a formação dos missionários presbíteros, por Dom Esmeraldo Barreto, referencial das Missões;
4. Evangelizar em tempo de mudança de época: Implicações, por Pe. Antônio Niemec, secretário nacional da PUM.

A programação do segundo dia teve seu desfecho com a partilha das Experiências missionárias dos COMISES: Junior, da diocese de Nazaré da Mata (PE); Jeferson, da Arquidiocese de Teresina (PI); Guilherme, da diocese de Criciúma (SC). O encontro segue até o próximo dia 5, numa programação intensa de formações, celebrações, partilhas de experiências e convivências.

IMG_5775Impulsionados pela alegria do Evangelho que salva e envia, os futuros missionários-presbíteros da Igreja no Brasil têm buscado participar ativamente das reflexões suscitadas ao longo do Encontro. E sempre se colocando no caminho do discipulado, almejam refletir e construir um tempo novo para sua caminhada formativa e pastoral-missionária, na certeza de que o mundo precisa do SIM alegre de cada um na nova e re-evangelização!

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu