10º FORMISE: Discípulos de Emaús e a alegria do Evangelho

10º FORMISE: Discípulos de Emaús e a alegria do Evangelho

O tema da conferência de segunda-feira, 02, foi apresentado por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba (PR).

O 10º Encontro de Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE) Nacional e Nordeste reúne durante esta semana, nos dias 01 a 05 de julho, na cidade de São Luís no Maranhão, 132 participantes de todos os regionais do Brasil. “Discípulos de Emaús e a alegria do Evangelho” foi o tema da conferência nesta segunda-feira, 02, que foi apresentada por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba (PR). Publicamos a síntese de estudo e trabalho em grupos.

IMG_5244A alegria do Evangelho é uma experiência vivenciada por todos aqueles que deixam-se ser moldados pela Palavra de Deus e com a ajuda da graça buscam testemunhar nas comunidades e na sociedade. A partir do Evangelho de São Lucas vimos o significado e desmembramento do sentido bíblico da palavra alegria, apresentando quatro tipos: a alegria dos humildes; a alegria dos que foram alcançados pela salvação; a alegria dos evangelizadores e a alegria dos céus (alegria de Deus). A vida comunitária é a base para esta experiência de encontro com o mestre, mas também de ofertas de vida, acolhida, fraternidade e perdão.

São Paulo em suas viagens às primeiras comunidades, buscava instruir e animar os novos cristãos a receber a alegria dos que foram alcançados pelo Senhor. A exemplo do seu testemunho, somos comtemplados pelo próprio Cristo através da adesão e fidelidade em seu seguimento. Obedientes ao chamado de Deus, os futuros presbíteros devem buscar, cada vez mais, uma íntima relação com Ele a partir da “Leitura Orante diária, como instrumento de discernimento” para todo crente. Consciência vocacional não é algo de se fazer, mas de ser, pois Aquele que nos escolheu antes de sermos concebidos chamou-nos para que fossemos missionários.

IMG_5175No final do dia foi apresentado a memória das edições dos FORMISES em nível Nordeste e Nacional. Para concluir, Pe, Antônio Niemec, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, expressou sua alegria da caminhada vivida pelos regionais. Agradecendo a Comissão Nacional do COMISE, pediu que fossemos perseverantes na caminhada vocacional-missionária nas casas de formação.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu